quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Disortografia

A aprendizagem escrita começa logo que a criança deseja representar as suas ideias.
A ortografia implica o reconhecimento dos sons e das letras que lhes correspondem. Muito importante para esta representação e associação fonema-grafema é chamada de consciência fonológico.

A disortografia classifica-se por um conjunto de erros da escrita que afetam a palavra. Isto poderá ser devido a:

- dificuldades na automatização dos procedimentos da escrita;
- estratégias de ensino ineficazes que levam à ignorância das regras de escrita;
- incapacidade em recordar os processos da escrita, devido a carências nas capacidades metacognitivas

Haverá sempre confusão com letras, sílabas de palavras e consequentemente trocas ortográficas.


Freire, 2011
ERROS LINGUÍSTICO-PERCETIVOS
- Substituição de fonemas pelo ponto ou modo de articulação
- Omissão de fonemas,em geral em grupo consonântico ou final, ou omissão de sílabas inteiras
- Adição de fonemas, adição desílabas
- Inversão de sons ou de sílabas

ERROS DE CARÁCTER VISUO-ESPACIAL
- Substituição de letras pela posição no espaço (b/d, p/q)
- Substituição de letras semelhantes por características visuais (m/n; o/a; i/j)
- Escrita em espelho (pouco frequente)
- Confusão em palavras com fonemas dupla grafia (x/ch)
- Omissão do "h" por não haver correspondência fonética

ERROS VISUOANALÍTICOS
- Dificuldade em fazer síntese e a associação entre  fonema-grafema, tendo como resultado as trocas de letras sem sentido

ERROS DE CONTEÚDO
- Dificuldades em separar sequências gráficas: união de palavras, separação de sílabas que compõem uma palavra, união de sílabas pertencentes a duas palavras

ERROS DE REGRAS ORTOGRÁFICAS
- Não colocação "m" antes de "p" ou "b"
- Regras de pontuação
- Não utilização de maiúsculas depois de ponto final final ou início de texto
- Não hifenização nas mudanças de linhas




A intervenção deverá ser baseada numa avaliação da ortografia, consciência fonológica, linguagem, com informações do nível em que a criança se encontra... saber quais os erros e com que frequência ocorrem.

É importante que haja uma adequação de métodos, técnicas e tudo o que se revelar necessário para que todos tenham efetivamente, igualdade de oportunidades.

Boas terapias
Diana Moreira


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