sábado, 13 de setembro de 2014

Atraso ou perturbação específica da linguagem

É quando uma criança está abaixo do que é esperado para a sua idade...

Num atraso do desenvolvimento da linguagem (ADL) há um ritmo mais lento na aquisição de todos os domínios da linguagem, enquanto que na perturbação específica da linguagem (PEL) há uma discrepância entre os vários domínios, podendo a criança estar mais adiantada numas áreas e mais "atrasada" noutras (por exemplo, pode ter um bom vocabulário (semântica) e ter dificuldades nos sons (fonologia) e na construção de frases (sintaxe)).

Nos casos de ADL a criança parece ter um nível de uma criança mais nova, como se estivesse numa etapa inferior à sua, mas paralela ao desenvolvimento normal, e a sua evolução é gradual e uniforme. Nestes casos é esperado que aos 5 anos aquela criança esteja linguisticamente ao mesmo nível das outras.

Na PEL não há uniformidade, verificando-se grandes discrepâncias ou desajustes a todos os níveis.

ADL

  • Todos os domínios da linguagem alterados (fonologia, semântica, morfossintaxe, pragmática)
  • Começam a dizer as primeiras palavras mais tarde (2-3Anos)
  • Podem omitir sílabas em palavras compridas, usam frases simples e vocabulário pobre
  • Adquirem os verbos e pronomes mais tarde e têm dificuldades no uso do género, número e acordo verbal
  • Têm pouca iniciativa na comunicação, com dificuldades em iniciar, manter uma conversa e em respeitar os turnos de conversação
  • Pode haver alterações emocionais
  • Intervenção rápida e com bom prognóstico
PEL
  • Grande discrepância entre a compreensão e a expressão verbal
  • Discrepância entre os domínios da linguagem
  • Começam a falar mais tarde e de forma ininteligível
  • Usam muitos gestos para ajudar à sua comunicação
  • Têm dificuldades de memória e evocação
  • Conversação limitada, com dificuldades em contar um acontecimento ou uma história
  • Não participam espontaneamente em conversas de grupo
  • Intervenção mais demorada e com prognóstico mais reservado

Tanto no ADL como na PEL é necessário que os pais comuniquem de forma clara, usando frases simples e curtas e de acordo com a idade do seu filho.

AS CRIANÇAS SÃO VERDADEIRAS ESPONJAS PARA APRENDER!
O principal é ajudarmos cada criança a desenvolver o gosto e o interesse por comunicar, transmitindo que vale a pena, que é divertido e que só nos relacionando com os outros é que podemos mostrar verdadeiramente quem somos e o que queremos.


in, O GATO COMEU-TE A LÍNGUA
Joana Rombert

Boas Terapias
DianaMoreira

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