Por certo esta é uma troca consistente na nossa prática clínica, passando da oralidade para a leitura e escrita.
É um tipo de erro ortográfico, mas de relevância superior aos demais erros.
Quando uma criança se encontra em processo de aquisição da leitura e escrita é natural que ela faça muitas trocas. No entanto, se uma troca de surda/sonora começar a aparecer frequentemente é preciso analisá-lo com atenção e se necessário encaminhar para um terapeuta da fala. Essas trocas não devem ser consideradas irrelevantes e podem não passar com o tempo como dizem alguns médicos.
Se há um problema, o melhor a fazer é intervir para que seja resolvido o quanto antes e que não traga mais nenhuma complicação posteriormente.
Os pares que estão associados a estas trocas de surda-sonora são:
p-b / t-d / f-v / s-z / ch-j / k-g
É preciso verificar a origem do problema e ensinar à criança a correspondência fonema-grafema.
Podem estar associados a estas trocas alterações no processamento auditivo, alterações na atenção, diminuição da acuidade auditiva e dislexia.
É preciso fazer uma boa avaliação.
Deixo aqui alguns exercícios e exemplos para a troca ch-j.
Diana Moreira
alta.mente.vc@gmail.com
Boa tarde,
ResponderEliminartem material com imagens para auxiliar no treino de todos os sons (dicção correta)?
Podia-me enviar mail com o material que tem disponível e preçário?
Obrigada
Patrícia Lamy
patymarcs@gmail.com