Complementando a avaliação que se faz, tem de se ter em conta três aspetos:
1) Se ouve bem
2) Se tem atraso ou perturbação de linguagem associada
3) Se apresenta alguma alteração nos órgãos da fala
Depois da avaliação e verificando que a criança não tem a aquisição normal para a sua faixa etária, podemos ter vários diagnósticos:
- Perturbação Fonética (fala)
- Perturbação Fonológica (linguagem)
- Ambas
Perturbações Fonéticas
Devem-se a fatores orgânicos ou funcionais, existindo uma alteração nos órgãos da fala, fazendo com que a criança não consiga realizar o movimento correto para a produção de determinado som. A criança pode ter dificuldades na força, no tónus e em executar certos movimentos na boca. Também a mastigação, respiração e deglutição podem estar alteradas. Neste tipo de perturbação , o erro aparece em todas as posições da palavra e é consistente, ocorrendo em todas as palavras que tenham os sons alvo.
Perturbações Fonológicas
As crianças têm dificuldade em tomar consciência dos sons da sua língua e em perceber como estes estão organizados para formarem uma sílaba ou palavras com significado. O erro pode ser consistente ou inconsistente e aparecer no início, no meio ou no fim da palavra. estas perturbações terão um impacto maior na vida da criança e trarão mais consequências ao nível das futuras aprendizagens, nomeadamente da leitura e da escrita.
Quando a criança tem dificuldade em produzir ou realizar os sons da fala, do ponto de vista físico ou motor (fonética) e em consciencializar os fonemas da sua língua (fonologia), as duas perturbações podem coexistir e estarmos perante uma perturbação fonética e uma fonológica.
Como ajudar?
Nas perturbações fonéticas fazem-se jogos para ensinar como e onde se produz cada som e nas perturbações fonológicas ajuda-se a perceber quais as sílabas, palavras ou frases em que ocorre aquele fonema e em que parte da palavra é que o conseguimos ouvir!
In: "O Gato comeu-te a língua?"
Joana Rombert
Boas Terapias
Diana Moreira
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