quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Vamos às compras?

Esta atividade é focada na área vocabular dos alimentos e na associação quantidade número.

São possíveis várias atividades extra àquelas que são descritas.

Uma forma prática e divertida de ajudar as crianças a aprendizagens de algum vocabulário do dia-a-dia, assim como ajudar na consolidação escolar dos números e da associação número/quantidade.

Além do mais, exercita a compreensão de ordens simples e a escrita dos números.










Boas Terapias
Diana  Moreira



Vamos aprender o som /k/

Este material ainda está apenas disponível na versão dos jogos. Como é um som que maioritariamente aparece omisso ou substituído em crianças do pré-escolar, não se dará ênfase a atividades de leitura e escrita como acontece nos restantes materiais.
       
Este volume será constituído por:
· Jogos, Manual de exercícios, Ficheiro interativo


Até os restantes estarem terminados, já estão disponíveis os jogos para que possam de imediato intervir com as crianças que normalmente trocam este som por /t/.

Jogo do Galo - versão papel e caixinha de madeira

Tubo mágico - construção de frases

Jogo do Loto e de memória

Dominó especial sílabas

Qual fica bem a seguir? - Sequenciação
Caça ao Ovo - cada cor corresponde a uma atividade sempre focada no som /k/





Boas Terapias
Diana Moreira

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Dificuldades de Fala - Fonético ou Fonológico???

As crianças com dificuldades na produção verbal podem apresentar dificuldades na fala ou ao nível da linguagem. Em ambos os casos as crianças apresentam alterações na forma como produzem os sons da fala.

Complementando a avaliação que se faz, tem de se ter em conta três aspetos:
1) Se ouve bem
2) Se tem atraso ou perturbação de linguagem associada
3) Se apresenta alguma alteração nos órgãos da fala

Depois da avaliação e verificando que a criança não tem a aquisição normal para a sua faixa etária, podemos ter vários diagnósticos:
- Perturbação Fonética (fala)
- Perturbação Fonológica (linguagem)
- Ambas

Perturbações Fonéticas

Devem-se a fatores orgânicos ou funcionais, existindo uma alteração nos órgãos da fala, fazendo com que a criança não consiga realizar o movimento correto para a produção de determinado som. A criança pode ter dificuldades na força, no tónus e em executar certos movimentos na boca. Também a mastigação, respiração e deglutição podem estar alteradas. Neste tipo de perturbação , o erro aparece em todas as posições da palavra e é consistente, ocorrendo em todas as palavras que tenham os sons alvo.

Perturbações Fonológicas

As crianças têm dificuldade em tomar consciência  dos sons da sua língua e em perceber como estes estão organizados para formarem uma sílaba ou palavras com significado. O erro pode ser consistente ou inconsistente e aparecer no início, no meio ou no fim da palavra. estas perturbações terão um impacto maior na vida da criança e trarão mais consequências ao nível das futuras aprendizagens, nomeadamente da leitura e da escrita.

Quando a criança tem dificuldade em produzir ou realizar os sons da fala, do ponto de vista físico ou motor (fonética) e em consciencializar os fonemas da sua língua (fonologia), as duas perturbações podem coexistir e estarmos perante uma perturbação fonética e uma fonológica.

Como ajudar?
Nas perturbações fonéticas fazem-se jogos para ensinar como e onde se produz cada som e nas perturbações fonológicas ajuda-se a perceber quais as sílabas, palavras ou frases em que ocorre aquele fonema e em que parte da palavra é que o conseguimos ouvir!

In: "O Gato comeu-te a língua?"
Joana Rombert

Boas Terapias
Diana Moreira

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Trocas ch/j

Caros colegas,

Por certo esta é uma troca consistente na nossa prática clínica, passando da oralidade para a leitura e escrita.

É um tipo de erro ortográfico, mas de relevância superior aos demais erros.

Quando uma criança se encontra em processo de aquisição da leitura e escrita é natural que ela faça muitas trocas. No entanto, se uma troca de surda/sonora começar a aparecer frequentemente é preciso analisá-lo com atenção e se necessário encaminhar para um terapeuta da fala. Essas trocas não devem ser consideradas irrelevantes e podem não passar com o tempo como dizem alguns médicos.

Se há um problema, o melhor a fazer é intervir para que seja resolvido o quanto antes e que não traga mais nenhuma complicação posteriormente.

Os pares que estão associados a estas trocas de surda-sonora são:

p-b / t-d / f-v / s-z / ch-j / k-g


É preciso verificar a origem do problema e ensinar à criança a correspondência fonema-grafema.
Podem estar associados a estas trocas alterações no processamento auditivo, alterações na atenção, diminuição da acuidade auditiva e dislexia.

É preciso fazer uma boa avaliação.

Deixo aqui alguns exercícios e exemplos para a troca ch-j.











Boas Terapias
Diana Moreira

alta.mente.vc@gmail.com