- Défice de evocação
- Uso de circunlóquios
- Uso e abuso de vocabulário limitado
- Dificuldade em evocar nomes de itens de categorias
- Dificuldade em evocar opostos
- Vocabulário reduzido
- Uso não apropriado de palavras
- Uso de palavras vazias
- Dificuldade em definir palavras
- Compreensão diminuída de palavras complexas
- Dificuldade de compreensão de segundos sentidos
Sintaxe e Morfologia
- Uso de frases agramaticais
- Uso de frases simples em fez de complexas
- Compreensão fraca de frases complexas
- Pausas prolongadas ao construir frases complexas
- Uso de pausas preenchidas com interjeições
- Uso de expressões fixas que não exigem grandes capacidades linguísticas
- Uso de palavras desnecessárias no início de cada frases (portanto, prontos...)
Pragmática
- Uso de expressões redundantes e informação que o ouvinte já ouviu
- Uso de vocabulário não específico (coisa, coiso, isto...) Levanto o ouvinte a ter dificuldades em saber ao que se refere
- Dificuldade em dar explicações claras ao ouvinte (falta de detalhe, pressuposições erradas)
- Dificuldade em explicar eventos numa sequência
- Pouco controle na conversação em termos de introdução, manutenção e mudança de tópico
- Uso insuficiente de pedidos de clarificação (não percebo...)
- Dificuldade na mudança de estilo conversacional nos contextos diferentes
- Dificuldade na compreensão de ideia principal de uma história ou lição (preocupa-se com detalhes)
- Dificuldade em fazer inferências do material que não é explicitamente afirmado (a Maria foi lá fora, teve de levar o guarda-da-chuva = estava a chover)
Fonologia
- Alterações Fonológicas
- Discriminação Auditiva
- Consciência Fonológica
- Dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita
Dianosis and evaluation in speech pathology
Haynes / Pindzola / Emerrill
Boas Terapias
Diana Moreira
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