quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Método DOLF - Ana Severino & Joana Rombert

É um meio ou ferramenta auxiliar na aprendizagem da fala, linguagem, da leitura e da escrita. Usa estratégias multissensoriais, permitindo à criança ver, ouvir, falar, fazer o gesto e escrever.

O método DOLF associa um gesto a cada som (fonema) do português, fazendo posteriormente a ligação à letra (grafema). Este método resulta da necessidade de haver gestos adaptados ao português, chamando a atenção para os movimentos da boca, para o modo como se articulam ou como se produzem os sons do português.

O uso do gesto serve de apoio à memória auditiva, visual e usa a memória suplementar, a memória motora. É um método flexível que pode ser aplicado conforme o objetivo e mediante cada aluno.




Objetivos:
- Desenvolver a fala ou articulação verbal
- Desenvolver a linguagem nos vários domínios
- Desenvolver capacidades de processamento fonológico: nomeação rápida, memória auditiva verbal, diadococinésia e consciência fonológica
- Desenvolver a capacidade de associação fonema-grafema
- Desenvolver competências de leitura e escrita

Idades:
- Crianças a partir dos 4 anos

A quem se destina: 
- Qualquer criança em idade pré-escolar
- Crianças com perturbações da linguagem
- Crianças com perturbações da articulação verbal e/ou fonológicas
- Crianças com dificuldades a aprendizagem da leitura e escrita
- Crianças com perturbações específicas de leitura e escrita e/ou dislexia.

Quem aplica:
- Pais, educadores, professores, terapeutas da fala, linguagem, leitura e escrita. Pode ser aplicado em casa, sala de aula, na terapia individual ou em grupo.

Informação retirada do livro:
Método DOLF - desenvolvimento oral, linguístico e fonológico
Ana Severino
Joana Rombert

Boas Terapias
Diana Moreira

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