quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Eu sei... Rimar

As rimas fazem parte das tarefas metafonológicas, as quais são adquiridas hierarquicamente.

Como acontece a noção de RIMA?

As palavras rimam quando há semelhanças entre os sons desde a voga ou ditongo até ao último fonema da palavra, podem abranger a rima da sílaba, a sílaba inteira ou mais do que uma sílaba. Para identificar rimas, as crianças necessitam ter a capacidade de identificar sons finais das palavras (pão - leão). Esta capacidade é um nível natural e espontâneo da consciência fonológica que integra precocemente as vivências das crianças através de músicas, histórias e brincadeiras. 

COMO FUNCIONA A ATIVIDADE?

Imagens Musgami para construção dos conjuntos de rimas
12 conjuntos de rimas com 5 imagens cada
Essas imagens devem ser recortadas e plastificadas.
Colar velcro no verso das imagens.
Colar velcro nas imagens Musgami.
Selecionar dois ou mais conjunto de imagens e pedir à criança identificar as que rimam com a imagem alvo previamente tirada pelo terapeuta/educador ou professor.


Boas terapias
DianaMoreira





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